Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A imprensa de São Carlos por ela mesma...

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade, diz o livro do Eclesiastes na Bíblia Sagrada e no meio jornalístico não é diferente, ao contrário, este é o local onde as vaidades pessoais são mais exacerbadas justamente porque quando as pessoas exercem cargos de comando deixam aflorar sua pequenez e imodéstia em nome de projetos pessoais que não contribuem com nada para a informação ou o crescimento dos veículos onde trabalham.
Reformulações ocorrem diariamente na imprensa nacional e até na pobre imprensa são-carlense e regional, elas são gráficas, muitas vezes alteram padrões, porém jamais modificam o conteúdo do que é passado para as pessoas. É preciso rever conceitos e atitudes.
Os jornalistas, aqueles diplomados pelas “grandes universidades”, deveriam colocar o rabo no meio das pernas e passar a entender do local onde trabalham, da cidade onde estão, do rio que corta a aldeia de cada um, como disse o poeta. De que adianta posarem de grandes cosmopolitas se não sabem o que se passa debaixo dos próprios narizes?
A imprensa é muito mais que um banco universitário, a imprensa serve para informar, ser veículo social de modificação da estrutura capitalista, embora quase todos os veículos sirvam aos interesses da classe dominante. Entretanto, com o advento das mídias sociais, a imprensa saltou para outro patamar, onde quem busca informação tem a oportunidade de discernir sobre quem é ou quem não é bem informado e em São Carlos isso não é diferente. É cristalino como água...
A arrogância de parte da imprensa local reflete apenas um monopólio mal construído de anos de vácuo que imperou na cidade e que se tornou conveniente para a classe política local, pertença ela a qual tendência for. Cabe ao cidadão ignorar este tipo de informação e buscar aqueles que realmente tem compromisso com sua casa, com sua rua, com seu bairro, ou seja, que está in loco, vendo a realidade e testemunhando as mazelas da cidade para todo mundo.
Neste aspecto, o crescimento dos sites de informação em São Carlos é uma resposta à mídia tradicional que é refém da vaidade desenfreada de alguns jornalistas que ainda estão na época de “conservar” o seu prestígio, algo claramente burocrata, para não dizer “burrocrata”.
Por meio da informação com cunho social, límpida, on-line, sem juízo de valor, quem está conectado ao mundo virtual pode entender o que realmente se passa na sociedade são-carlense e passa a ter a opção de transpor essas informações para sua realidade. Temos agora a oportunidade de falar às claras, sem intermediário para quem nunca gostou de ser informado apenas com a prepotência dos que se julgam donos da notícia.
A mídia são-carlense passa por um processo de limpeza, porém ainda temos muita gente que se apequena diante da evolução de outras pessoas que descompromissadas com o caráter tradicional da informação e que conseguiram bater em outro nível de trabalho. Isso incomoda, agride e até oprime quem simplesmente ainda não descobriu a receita para fazer um jornalismo digno e de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário