Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mundo Sufocado

Quando nos sentimos sufocados o que devemos fazer? Chorar? Gritar? Desabafar de que forma? Você já reparou na gama de situações que podem diariamente matar sua liberdade, seu direito de ser feliz e a sua capacidade de tentar construir um mundo melhor?
Talvez o grande exemplo disso seja o nosso ambiente de trabalho e também a nossa própria casa. Por muitas vezes passamos pelo sufoco de uma situação constrangedora exatamente porque nascemos para suportar outras pessoas e viver em função delas. Mas isso realmente vale a pena? Só vale, se tivermos a exata noção do sacrifício que estamos fazendo nestes dias tortos e de pessoas curtas de emoções.
Normalmente não ganhamos um aceno, um gesto ou uma palavra que indique satisfação com o desempenho que tivemos. Para o homem não é fácil conviver com críticas, ser destruído sentimentalmente todos os dias nos ambientes onde ele mais permanece é duro demais, isso é uma carga que poucas pessoas podem levar nos ombros e que muitas vezes nos instrumentalizam loucuras capazes de nos transformarem em verdadeiros monstros sociais.
Falta ao nosso espírito um pouco de leveza, de clareza, de entendimento das situações. O mundo de hoje é extremamente materialista e valoriza soluções práticas que muitas vezes parecem as mais convenientes, mas que na verdade são apenas paliativos para uma dor que não termina.
As pessoas de hoje cultivam a truculência, o ódio e a competição como formas de expressão mais do que consagradas na busca de postos mais elevados no status quo em que habitamos.
Ainda podemos vencer, porém para que isso aconteça será preciso modificar nossa atitude. Temos que criar condições para que sejamos capazes de enfrentar de peito aberto as dificuldades que as pessoas nos impõe diariamente.
Se você estiver se sentindo sufocado, pare o que está fazendo, olhe para o céu e perceba: de que vale tanto sofrimento? O mundo poderia ser bem melhor se vivêssemos numa sociedade fraterna, vamos começar a colocá-la em prática neste Natal? Só depende de nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário